Coordenador : Flavio Dangelo Pereira da Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394680.2206.380843.16052023
Departamento/Setor: PDE
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Moradores da cidade de Petrópolis, principalmente de regiões afastadas do centro da cidade e sujeitas a inundações e deslizamentos de terra.
Local de atuação: Escola de Engenharia de Petrópolis e Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis.
Objetivo
Objetivo Principal: Desenvolver um sistema de captação e retenção de água de baixo custo que ajude a reduzir as enchentes e a desestabilização do solo na cidade de Petrópolis - RJ. Objetivos Secundários: - conhecer as limitações e demandas das comunidades relacionadas à redução do impacto das chuvas; - aplicar metodologias de desenvolvimento de produtos; - estabelecer cooperação entre a UFF e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil; - construir e instalar protótipos.
Resumo
A cidade de Petrópilis está situada na região serrana do Rio de Janeiro, caracterizada por altos índices pluviométricos em curtos períodos. Isso provoca vários efeitos, dentre eles: - inundações, quando as águas atingem rapidamente rios que não tem capacidade de dar vazão na mesma velocidade; - desestabilização do solo decorrente de infiltração de água em amplas áreas. A proposta deste trabalho é desenvolver um sistema residencial de captação e armazenamento de água das chuvas utilizando garrafas pet descartadas e materiais de baixo custo, além de um reservatório de 1.000 litros. Este sistema diminuirá a incidência de água sobre áreas próximas às casas por evitar que a água que caiu sobre o telhado seja jogada diretamente no solo. Além disso, a retenção de 1.000 litros em cada residência retardará a chegada das águas aos rios, diminuindo o impacto das enchentes. Após a chuva a água captada poderá ser liberada lentamente ou utilizada em situações que dispensem a potabilidade. Finalmente, o projeto dará nova utilidade a embalagens descartadas. Embora possa ser aplicado em qualquer tipo de residência, o produto a ser desenvolvido será usado prioritariamente em comunidades carentes situadas longe do centro da cidade. O trabalho será desenvolvido por alunos da Escola de Engenharia de Petrópolis em cooperação com funcionários da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis.